Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

Gente morre de fome

DSCF2458.JPG

 Metade do arroz de pato não foi comida e vai para o lixo

 

É muito comovente olhar as fotos de criancinhas em África, pretinhos de barriga inchada, cheios de moscas pelo corpo, com legendas apelativas informando que todos os dias morrem crianças daquelas com doenças facilmente curáveis, por descuido da comunidade internacional, bem organizada para ajuda aos mais frágeis, mas com resultados muito insuficientes, morrem crianças todos os dias com sede e com fome.

É óbvio que a culpa é dos papões capitalistas que se alimentam de armas vendidas para matar os pais dessas crianças, que se alimentam do fabrico e venda de alimentos inadequados para essas crianças e para o nível económico das sociedades em que vivem.

É óbvio que andam muitos a rezar e a pedir orações para essas crianças, mas tantos afirmam que isso não passa de uma treta para empatar o tempo ou para descansar a consciência.

DSCF2456.JPG

 Quase metade da comida comprada ficou para os empregados da limpeza deitarem no lixo

 

É óbvio que a culpa será de muitos, mas não minha. Que posso eu na Europa civilizada fazer? Não obstante os jovens que anualmente se inscrevem para partir como voluntários para África e outros lugares onde ocupam as férias escolares a auxiliar gente necessitada, seja ajuda alimentar, seja educativa, seja no campo da saúde. Mas esses jovens, passado um mês estão de volta às suas casas e os desgraçados continuam à mercê dos seus governantes, ditadores ladrões e corruptos, que pensam mais em comprar castelos em França ou empresas em Portugal, que alimentar os filhos da sua Pátria.

Que podemos nós fazer, nesta Europa civilizada e distante de tudo isso?

Podemos começar por ser civilizados.

Passamos nas esplanadas dos centros comerciais e das chamadas grades superfícies e vimos os pratos deixados cheios de comida que irá para o lixo, senão para alimentar ratazanas ávidas de restos e cheias de doenças para propagar.

DSCF2457.JPG

 Embora muitos pensem o contrário, isto não é civilização. Os bichos na selva, colhem um fruto ou caçam uma presa, alimentam-se e abandonam os restos. Nós não somos melhores que eles a proceder assim. 

 

Somos tão ricos que podemos pagar 6 euros de comida e deixar no prato 2 ou 3 ou 4 euros dessa comida que pagámos para ir para o lixo?

Somos mesmo estúpidos!

A sociedade global está organizada em ordem aos interesses dos poderosos que assim a organizaram e mantêm, mas quem com eles colabora não é melhor que eles. Como o ladrão que vai ao pomar e o ladrão que fica de vigia.

Se cada um de nós, eu, sim, eu, e tu, sim, tu, não os outros indefinidos, mas pessoas concretas, não deixarmos que nos encham o prato demais, que ponham no prato coisas que não comeremos, se fizermos um esforço para comer tudo e comer menos na próxima refeição, se levarmos para casa os restos que não comemos, já estamos a contribuir para não desperdiçar comida.

DSCF2455.JPGÉ pecado social desperdiçar comida quando gente morre à fome. Ainda que não lhes possamos levar meio bife, podemos acumular nalguma espécie de mealheiro todos os meios bifes, e muitos meios bifes de muitas pessoas podem fazer a diferença numa família em que as crianças choram:

- Tenho fome.

 

Orlando de Carvalho

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.