Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

Competência. Clientelismo. Morte.

Sinais do Fogo 1.jpg

 

Fui para Góis no sábado.

A minha filha foi também, mas fomos por estradas diferentes e ela só chegou depois de mim.

A minha filha, marido e filhos, seguiram pela mesma estrada onde morreu tanta gente. Passaram duas ou três horas antes daquela imensa mortandade acontecer.

Chegaram a Góis a falar do inferno porque tinham passado, embora não tivessem visto o verdadeiro inferno.

Infelizmente, o que os meus viram ao passar naquela estrada, parece que mais ninguém viu. Ninguém teve a ousadia salvífica de cortar a estrada ao trânsito. Infelizmente.

Felizmente há muitas pessoas que não imaginam o que é um acontecimento destes. Infelizmente há muitos desses a falar, outros a chorar lágrimas de crocodilo. Alguns incomodados com a reportagem da Judite de Sousa, como se isso tivesse alguma importância.

Há imprensa incomodada porque tiveram (eles mesmos) a ousadia de inventar a queda de um avião e a protecção civil, os bombeiros, o governo, não abandonaram de imediato todas as operações de salvamento para ir averiguar o que se passava com o boato. Malditos jornalistas e maldita comunicação social a inventar boatos. E não há quem os criminalize. E ainda se mostram, na televisão, indignados.

A Direcção dos Bombeiros de Góis transmitiu-me quão grata se sentia, entretanto, pela maior onde de solidariedade a que já tinham assistido, provavelmente mercê das redes sociais, com a enorme quantidade de bens de que necessitavam e que todas as pessoas carregavam para o quartel.

 

Será que vão começar a ser colocadas pessoas com conhecimentos técnicos e práticos, além de teóricos, em lugares políticos com capacidade para tomar as melhores opções em favor das populações? Será que este imenso luto conseguirá fazer a capacidade e a sabedoria subir mais alto que os favores partidários, por todo este país? Será? Será?

 

Orlando de Carvalho

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.