Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

Abandalhar a nossa língua

letreiro português inglês.jpg

Existe uma conjectura que dirige no sentido do abandalhamento da língua portuguesa até à sua extinção, se possível e de modo a que todos aceitem o facto como natural e - imagine-se! - até benéfico.

No final, ficará apenas o inglês, não pela pureza dessa língua, nem nenhuma outra qualidade, mas porque isso fará alguns ganharem mais dinheiro.

Infelizmente o pontapé de saída foi dado pelos próprios franceses, que são os mais afectados por terem anteriormente sido a língua mais importantes. Andamos nas ruas de Paris, entramos nos cafés, nos restaurantes, falamos com as pessoas, em especial as mais novas, e apenas ouvimos um calão cheio de anglicismos e palavras gaulesas deturpadas de tanto terem sido encurtadas. Uma coisa quase ininteligível!

Isto acontece imposto pelo próprio governo em muitas exigências que faz no uso da língua estrangeira: as crianças, a manter-se o ritmo actual do avanço do inglês no ensino básico, dentro de pouco tempo, poderão aprender melhor e mais cedo essa língua que a materna. Em Portugal poderá acontecer o mesmo que em muitas ex-colónias inglesas, muito grandes, muito povoadas, mas que subalternizam a língua e a cultura para adoptar o inglês. E cada o um de nós participa desta cruzada no seu quotidiano e sem se dar conta.

Na foto inocente que inserimos percebe-se que em inglês escreveram 'and' e em português desenharam um traço. Isto nada adiantaria ao exposto, não fosse repetir-se vezes e vezes.