Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

nivelar-por-cima

As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

A treta dos livros escolares

Os meios de comunicação social afadigam-se a noticiar iniciativas para partilha de livros escolares, e a reutilização de livros já anteriormente usados. Os livros são doados, em vez de jogados no lixo ou no papelão e novamente usados.

 

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=119592

 

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=83152

 

Tudo isto não passa de perfeita idiotice.

Os manuais escolares sempre passaram de irmão para irmão ou primo ou amigo. Foram os governos da República que acabaram com esse gesto de solidariedade social ao instituírem a possibilidade de os livros escolares poderem ser adoptados livremente pelas escolas, cada escola cada livro, e de cada escola poder mudar as suas opções de três em três anos.

Os governos da República têm beneficiado as editoras, entretanto convertidas em filiais, quando não engolidas, por multinacionais. Os governos da República têm deste modo lixado aqueles que deviam defender.

E como os livros duram quando muito três anos, as editoras passaram a fazer livros descartáveis. Quais capas rijas, qual encadernação resistente? Até há livros que são adoptados pelas escolas, mas são tão bons que alguns professores nunca os mandam abrir!

 

A notícia não devia ser a desta novidade de solidariedade, mas a do que de mal se tem feito neste campo e como as famílias portuguesas têm sido roubadas.