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As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

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As pessoas são melhores se descobrirmos o que nelas há de melhor. A sociedade torne-se melhor se as pessoas forem niveladas por cima.

As facturas que nos dão

Pensei que havia algum tipo de ilegalidade quando os preços e a facturação não são explícitos e compreensíveis para o consumidor.

Parece que eu estava enganado.

O Pingo Doce tem quase sempre produtos em promoção. Uns produtos têm o desconto feito directamente no preço facturado. Outros produtos têm o preço facturado sem desconto e no final da factura fazem um ajustamento. Para quem for capaz de entender as contas que eles fazem. Como é sabido, os estudantes portugueses têm excelentes notas a matemática e não devem sentir nenhuma dificuldade em descobrir aquilo que os responsáveis pela facturação do Pingo Doce não querem revelar.

Tão grave ou pior ainda é o facto de os empregados de serviço nas lojas Pingo Doce ignorarem completamente como é feita a facturação e muitas vezes qual é o preço. 

- Depois, veja na caixa, que nós aqui não sabemos, respondem-me muitas vezes.

Claro que quando vou sempre conferir a factura - depois de pagar! - porque são muitas, mesmo muitas as vezes que descubro erros na facturação.

Mas são poucas as pessoas que reclamam. Pensam que uma empresa do tamanho do Pingo Doce deve ser honesta e confiam, Mesmo quando as facturas têm erros grosseiros.

Um fenómeno interessante que sucede no Pingo Doce, mas também no Continente (e sei lá mais onde!) são as promoções de fim-de-semana.

Suponhamos uma «leve 3 pague 2». Quantas vezes, no final de Domingo, nestes dois supermercados estão a factura 3 unidades, se eu levo 3 unidades, embora os cartazes anunciem que só devia pagar 2! Quantos consumidores, maus consunidores, desleixados, ignorantes, estiveram toda a sexta-feira, sábado e Domingo a pagar 3 por cada 3 que levam, pensando que só pagam 2?

Se formos ao IKEA, a estratégia é outra. A factuta é impressa a laser ou similar. Significa isto que, mesmo que a garantia seja de 2 anos, antes desse tempo é muito provável que a tinta tenha sumido. E com ela, a garantia. Mais engraçado nesta loja é o nome dos produtos facturados. Compra-se uma cama, um tapete, uma moldura e é facturado qualquer coisa do género: REP678S1. Claro, que para um cliente assíduo a estas lojas é facílimo, passado um ano ou 23 meses, identificar a que se refere a factura. No caso de a ter fotocopiado enquanto ainda a tinta estava legível.

Termino deixando um problema para os mais audazes: é capaz de entender a sua factura da água ou da electricidade?
Vale a pena existirem associações de defesa do consumidor. Claro que vale. Crian-se imensos postos de trabalho com as quotas pagas pelos sócios. 

 

Orlando de Carvalho